CBO 6410-15

Tratorista agrícola


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam, ajustam e preparam máquinas e implementos agrícolas. realizam manutençãoem primeiro nível de máquinas e implementos. empregam medidas de segurança e auxi liam em planejamento de plantio.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade e até a quarta sériedo ensino fundamental. a experiência profissional ocorre com a prática de um a doisanos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação pro fissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada empregados naagricultura e na pecuária. o trabalho é exercido em equipe, com supervisão ocasional. ooperador de máquina de beneficiamento de produtos agrícolas trabalha em ambientefechado; o operador de colheitadeira e o tratorista agrícola trabalham em veículos. o tra balho é realizado em rodízio de turnos, diurno e noturno. os profissionais estão expostosa materiais tóxicos e a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar