CBO 6420-15

Operador de trator florestal


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Dirigem máquinas pesadas de operação florestal. preparam atividade de colheita florestal,efetuam derrubada, descasque e desgalhamento mecânico de toras e estocam madeira.inspecionam máquinas florestais, realizam manutenção em segundo nível de máquinas flo restais e empregam medidas de segurança.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental, acrescido de cursos básicos deprofissionalização em operações de máquinas florestais ou experiência equivalente. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional paraefeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentosnos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos pre vistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados emindústrias de exploração florestal. o trabalho é realizado em equipe, com supervisão per manente, em sistema de rodízio de turnos. o local das atividades é a céu aberto, sendo queo operador de colhedor florestal e o operador de trator florestal exercem suas funções emveículos. na realização de suas atividades, os trabalhadores ficam expostos a ruído intenso,à radiação solar e a esforços repetitivos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar