CBO 7101-15

Supervisor de perfuração e desmonte


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam, coordenam e treinam equipes de trabalhadores da extração mineral emateriais geológicos que atuam na operação de minas, perfuração, instalação, desmontede material geológico, escavação, carregamento e transporte de material de extração. de sempenham atividades que permitem assegurar o cumprimento de normas de segurançae preservação ambiental, implementam planejamento de produção da mina, gerenciamequipes de trabalho, supervisionam operação de apoio da mina, coordenam atividadesde perfuração e de desmonte, orientam atividades de escavação, carregamento e trans porte de equipamentos, minérios e estéril.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, o curso técnico em minera ção oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. o pleno de sempenho das atividades ocorre, em média, após três anos de experiência na área. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias extrativas de carvão mineral, de minerais metálicos e outros mi nerais. são empregados assalariados, com carteira assinada que trabalham em equi pe, sob supervisão ocasional. cumprem rodízio de turnos em ambientes fechados,abertos e em veículos, dependendo da necessidade. frequentemente estão sujeitosao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas. muitas vezestrabalham sob pressão e em posições desconfortáveis, durante longos períodos ex postos a materiais tóxicos, ruídos, radiação, altas temperaturas, poeiras, condiçõesdesfavoráveis de tempo e vibrações.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar