CBO 7102-05

Mestre (construção civil)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam equipes de trabalhadores da construção civil que atuam em usinas de con creto, canteiros de obras civis e ferrovias. elaboram documentação técnica e controlamrecursos produtivos da obra (arranjos físicos, equipamentos, materiais, insumos e equipesde trabalho). controlam padrões produtivos da obra tais como inspeção da qualidade dosmateriais e insumos utilizados, orientação sobre especificação, fluxo e movimentação dosmateriais e sobre medidas de segurança dos locais e equipamentos da obra.administramo cronograma da obra.

Formação e Experiência

Para o supervisor de pátio de usina de concreto requer-se ensino técnico de nível médio,experiência de três a quatro anos para o pleno desempenho das atividades. para o fiscalde pátio de usina de concreto requer-se ensino médio mais qualificação profissional deaté quatrocentas horas e o pleno desempenho ocorre após três ou quatro anos. para oexercício das demais ocupações requer-se ensino fundamental e qualificação profissionalbásica entre duzentas e quatrocentas horas/aula e experiência de cinco anos ou mais.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabe lecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de construção como assalariados com carteira assinada. o trabalhoé presencial, realizado em equipe, de terceiros ou próprias, sob supervisão ocasional.pode ser realizado a céu aberto, em ambiente fechado - mestre (construção civil) esupervisor de usina de concreto - ou em veículos - inspetor de terraplenagem e mestrede linhas (ferrovias). trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse,e estão expostos a ruído intenso, poeira e radiação solar. o mestre (construção civil)

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar