CBO 7112-05

Operador de caminhão (minas e pedreiras)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam equipamentos de perfuração e de corte de rochas, equipamentos de escavaçãoe carregamento de minérios e equipamentos de transporte de cargas. inspecionam ascondições operacionais dos equipamentos e preparam o local de trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de nível fundamental e qua lificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre, em média, após três anos de prática profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam principalmente nas indústrias de extração de minerais metálicos, de carvão mine ral e de outros minerais, na condição de empregados com carteira assinada. o trabalho épresencial, realizado em equipe e sob supervisão permanente. o local de trabalho podeser fechado, a céu aberto e em veículos; o horário é em sistema de rodízio de turnos- diurno e noturno. exceto o operador de motoniveladora, os demais profissionais perma necem e durante longos períodos em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, oque pode levá-los à situação de estresse, ficam expostos a ruído intenso, vibrações, poeirae variação climática, além de executarem algumas atividades em ambiente subterrâneo.trabalhar em grandes alturas também faz parte da rotina dos operadores de máquinacortadora (minas e pedreira), de caminhão e de trator (minas e pedreiras).

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar