CBO 7152-20

Pedreiro (material refratário)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam e preparam o local de trabalho na obra; constroem fundações e estruturas dealvenaria. aplicam revestimentos e contrapisos.

Formação e Experiência

O grau de escolaridade exigido para atuar como profissional dessa área é o ensino funda mental. o aprendizado, geralmente, ocorre no canteiro de obras ou ainda pode ser obtidoem escolas de formação profissional da área de construção civil. para o pleno desenvol vimento das atividades requer-se experiência entre um e dois anos. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Vinculam-se a atividades da construção civil e a áreas de serviços gerais em empresasindustriais, comerciais ou de serviços. os calceteiros e pedreiros trabalham, na sua maio ria, por conta própria. os pedreiros de chaminés industriais, de edificações, de mineraçãoe de material refratário são predominantemente assalariados. trabalham sob supervisãopermanente, exceto o pedreiro que ocasionalmente tem seus trabalhos supervisionados.podem realizar atividades em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados, ex postos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas e poluição do ar.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar