CBO 7163-10

Vidraceiro (edificações)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam máquinas, equipamentos e instrumentos para corte de vidros. cortam, montame instalam vidros, vitrais e espelhos. temperam vidros e montam vidros temperados. con feccionam, lapidam e pintam vitrais. trabalham seguindo normas de segurança, higiene,qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básicode qualificação profissional até duzentas horas/aula. para os vidraceiros de edificaçõese de vitrais exige-se curso de qualificação entre duzentas e quatrocentas horas/aula.oexercício pleno das atividades ocorre entre um e cinco anos de experiência profissional,dependendo da ocupação exercida. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupa cional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizesa serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidaçãodas leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no ramo da construção. são empregados assalariados, com carteira assina da. geralmente, trabalham em equipe com um auxiliar, sob supervisão ocasional oupermanente, dependendo do tipo de trabalho a ser executado. trabalham em locaisfechados nos horários diurnos, em grandes alturas, em posições desconfortáveis, porlongos períodos. frequentemente são expostos a materiais tóxicos, radiação, ruídos,altas temperaturas e pó.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar