CBO 7166-10

Pintor de obras


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Pintam as superfícies externas e internas de edifícios e outras obras civis, raspando-asamassando-as e cobrindo-as com uma ou várias camadas de tinta; revestem tetos, pa redes e outras partes de edificações com papel e materiais plásticos e, para tanto, entreoutras atividades, preparam as superfícies a revestir, combinam materiais, etc.

Formação e Experiência

Os titulares das ocupações desta família tem, em geral, ensino fundamental completoe podem aprender seus ofícios por meio de cursos de qualificação com duração de atéduzentas horas. para o exercício pleno das atividades é desejável que tenham experiênciade três a quatro anos. para essas ocupações, independentemente dessas característi cas, costuma contar a indicação pessoal, feita de cliente para cliente, a partir da apro vação do trabalho executado. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais podem trabalhar em qualquer setor ou ramo de atividade econômica,com destaque para a construção civil e as atividades imobiliárias, o vínculo mais comumé como autônomo ou por conta própria. podem trabalhar em posições desconfortáveispor longos períodos, em grandes alturas e também podem estar expostos aos efeitos demateriais tóxicos, radiação solar e de pó de lixação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar