CBO 7170-05

Demolidor de edificações


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Demolem edificações de concreto, de alvenaria e outras estruturas; preparam canteirosde obras, limpando a área e compactando solos. efetuam manutenção de primeiro nível,limpando máquinas e ferramentas, verificando condições dos equipamentos e reparandoeventuais defeitos mecânicos nos mesmos. realizam escavações e preparam massa deconcreto e outros materiais.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia entre a quarta e asétima séries do ensino fundamental e curso de formação profissional básica com atéduzentas horas/aula. o exercício pleno das atividades ocorre após menos de um ano deexperiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional de manda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na indústria de construção como assalariados com carteira assinada. o trabalhoé realizado em equipe terceirizada ou própria, com supervisão ocasional. o trabalho é acéu aberto, no período diurno. permanecem em posições desconfortáveis durante longosperíodos, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e ficamexpostos à poeira e à radiação solar.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar