CBO 7221

Trabalhadores de forjamento de metais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam matrizes e a linha de produção para forjar peças metálicas, calibram peçasforjadas a frio. podem reparar peças forjadas.

Formação e Experiência

é desejável que o profissional tenha como nível de instrução mínimo o ensino fundamen tal completo. para o exercício pleno das atividades requer-se, pelo menos, quatro anos deexperiência para o forjador a martelo e o forjador e, entre um e dois anos, para o forjadorprensista. não costuma ser requisitada formação profissional formal, o que indica que es sas ocupações podem ser aprendidas na prática, no local de trabalho.a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais trabalham, principalmente, na indústria metalmecânica, desenvolvemsuas atividades em equipe comandada permanentemente por coordenador, supervisor oulíder, em turnos fixos de trabalho. em indústrias que passaram por reestruturação podemser designados operadores polivalentes e trabalhar em células de produção. costumampermanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e podem estar expostos amateriais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas. o seu vínculo de trabalhomais comum é como empregado com carteira assinada.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar