CBO 7245-15

Prensista (operador de prensa)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Dobram chapas e barras metálicas. curvam tubos, chapas e barras de metais. confor mam peças de metais por prensagem hidráulica e excêntrica. cortam chapas de metais.controlam a qualidade de chapas, barras e tubos de metais. realizam manutenção demáquinas e matrizes.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico dequalificação profissional com até duzentas horas/aula. o exercício pleno das atividadesocorre entre um e dois anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de metalurgia, de fabricação de produtos de metal e de fabricaçãode máquinas, equipamentos, aparelhos e materiais na condição de empregados comcarteira assinada. organizam-se em células de produção e trabalham com supervisãoocasional, em ambientes fechados, no período diurno. podem permanecer em posiçõespouco confortáveis durante longos períodos e ficar expostos à ação de ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar