CBO 7253-10

Montador de máquinas agrícolas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Montam máquinas agrícolas, de terraplenagem e perfuratrizes, inspecionando e fixandopeças e conjuntos mecânicos e abastecendo sistemas hidráulicos, de arrefecimento e delubrificação. montam equipamentos de levantamento, movimentação e descarga, ava liando condições de locais para instalações, realizando terraplanagem para instalação emontagem, montando e alinhando bases e rampas de plataformas de descarga. montamequipamentos de extração e beneficiamento de minérios e rochas, tais como alimenta dores, peneiras, transportadores de correia e esteira e britadores, entre outros. instalamequipamentos hidráulicos, pneumáticos, eletroeletrônicos, mecânicos e de ar-condicio nado. ajustam componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos. realizam testes emsistemas e componentes.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações ocorre após formação do ensino médio, acrescido de umcurso profissionalizante superior a quatrocentas horas/aula, preferencialmente voltadoà montagem de máquinas pesadas e ou equipamentos agrícolas oferecidos em centrosde treinamento da própria empresa ou em escolas especializadas. somente após quatroanos de prática profissional é que o trabalhador atinge o desempenho total das ati vidades. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais podem atuar em locais fechados, abertos ou em veículos nos ho rários irregulares. são absorvidos, no trabalho, pelas indústrias de fabricação de má quinas e ou equipamentos, extrativas minerais e outras atividades empresariais. traba lham como assalariados com registro em carteira e normalmente estão organizadosem equipes de duas ou mais pessoas, sob supervisão ocasional. as atividades sãofrequentemente executadas em posições desconfortáveis, locais subterrâneos, confina dos ou em grandes alturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar