CBO 7254-20

Mecânico montador de turboalimentadores


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Montam, testam, desmontam, protegem superfícies e armazenam motores, turboalimen tadores e componentes, segundo procedimentos, normas de segurança, meio ambientee saúde. elaboram documentação técnica, tais como: fichas de serviços e relatórios decondições técnicas de motores, dentre outros.

Formação e Experiência

Para o acesso a essas ocupações requer-se formação técnica de nível médio em mecânicaespecializada em motores ou áreas afins da mecânica, além de cursos profissionalizan tes, ministrados na própria empresa ou em instituições de formação profissional, quepodem variar entre duzentas e mais de quatrocentas horas/aula. para exercer essas ocu pações como titular requer-se, em média, três anos de prática profissional na área. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabeleci mentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto oscasos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas indústrias de transportes terrestre, aquaviário e aéreo, empresas de comércioe reparação de veículos automotores e de motocicletas, comércio de varejo de combus tíveis e nas indústrias de fabricação e montagem de veículos automotores, reboques ecarrocerias. trabalham com registro em carteira, organizados em equipe ou time, sobsupervisão permanente de profissionais de nível superior. trabalham em locais fechadosno período diurno, às vezes com rodízio de turnos, especialmente no caso dos mecânicosde aeronaves. ocasionalmente são expostos a ruídos e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar