CBO 7256-05

Montador de estruturas de aeronaves


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Montam sistemas e estruturas de aeronaves; montam sistemas elétricos e equipamentoseletrônicos; leem e interpretam documentação técnica. fabricam componentes de estru turas das aeronaves. instalam sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos, sistemashidráulicos, de trens de pouso, de comando de voo, de combustível, de oxigênio, pneu máticos, de ar-condicionado e de pressurização, sistemas motopropulsores e unidadesauxiliares de partida, sistemas de hélice, rotor e instrumentos de controle de aeronaves.ensaiam sistemas, motores e componentes. trabalham comprometidos com a segurançade voo e de pessoas.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por profissionais que completaram o curso técnico denível médio em mecânica, preferencialmente nas áreas de montagem de sistemas eestruturas de aeronaves. é a prática profissional superior a três anos após formadosque os qualifica para o pleno exercício na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessas ocupações são empregados assalariados, com registro em car teira que se organizam em equipe, sob supervisão permanente de profissionais de nívelsuperior. trabalham em ambientes fechados ou abertos, em turnos diurnos ou noturnos.atuam principalmente em indústrias de transporte aéreo. podem executar algumas ativi dades que os submetam a pressões e posições desconfortáveis ou a exposições a mate rial tóxico, ruídos e radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar