CBO 7312

Montadores de aparelhos de telecomunicações

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Instalam estações de rádio e tv e equipamentos de radar (torre, antena e acessórios). ela boram o plano de manutenção e realizam manutenções corretiva, periódica e preventivaem equipamentos, peças e componentes. participam da elaboração dos projetos de infra estrutura e técnico de estações de rádio e tv. orientam equipes de operadores e elaboramdocumentação técnica (relatórios, manuais de procedimentos, escalas de serviços, quadrode controle de manutenção e outras).trabalham seguindo normas de segurança, higiene,qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio na área de atuação ofere cido por instituições de formação profissional. o pleno desempenho das atividadesocorre com a prática profissional no posto de trabalho. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nos serviços de telecomunicações e na fabricação de material eletrônico e deaparelhos e equipamentos de comunicações. podem trabalhar também no segmentode reprodução de materiais gravados e são empregados com carteira assinada. o tra balho é realizado em horários irregulares, em equipe, sob supervisão ocasional. o localde trabalho pode ser a céu aberto, em grandes alturas, em ambiente fechado ou emveículos. trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e estãoexpostos a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar