CBO 7313-05

Instalador-reparador de equipamentos de comutação em telefonia


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam, instalam e reparam ­ em estabelecimentos comerciais, industriais, residen ciais, rurais, urbanos e órgãos públicos ­ linhas e aparelhos de telecomunicações, equipa mentos de comutação e telefonia, de transmissão e telefonia e de energia em telefonia.reparam aparelhos de telecomunicações em laboratório. instalam e mantem redes decabos. controlam resultados de funcionamento de linhas, aparelhos, redes de cabos eequipamentos instalados, testando, analisando indicadores de desempenho e registran do informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. trabalham seguindonormas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade e qualificação profissional distintas. osinstaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e ca bos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificaçãoprofissional entre duzentas e quatrocentas horas/aula. para os instaladores-reparadoresde equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas eaparelhos de telecomunicações, bem como para o reparador de aparelhos de telecomu nicações em laboratório, requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área detelecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técni cas. o pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto detrabalho. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. otrabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregula res. trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório, que atua em ambientefechado. todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, epodem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. podem tam bém ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos àcorrente alternada (poste).

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar