CBO 7411-20

Relojoeiro (fabricação)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Montam, desmontam, ajustam, testam e calibram instrumentos de precisão para medi ção e controle. instalam sistemas mecânicos de precisão e fazem manutenção em linhasde produção industrial e laboratórios. registram informações e ocorrências técnicas. re alizam o trabalho com segurança, cumprindo normas e cuidando da limpeza e higienedo local de trabalho.

Formação e Experiência

Para alguns profissionais dessas ocupações é necessário ter escolaridade do ensino fun damental completo acrescido de curso profissionalizante, até duzentas horas/aula. paraoutros, como é o caso do relojoeiro de reparação e do ajustador de instrumentos deprecisão, a exigência é a conclusão do ensino médio, além de um curso profissionalizantesuperior a quatrocentas horas/aula. as empresas que absorvem esses profissionais nãocostumam ter setores de qualidade ligados à produção. por este motivo, os funcionáriosse tornam multifuncionais, trabalham em células, por rodízio de setores, responsáveis porselecionar métodos e processos de produção a fim de garantir a qualidade dos produtose minimizar custos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais são absorvidos pelo mercado de trabalho em indústrias fabricantes demáquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos, instrumentos médico-hospi talares, automação industrial, material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comuni cações e instrumentação. são empregados assalariados, registrados em carteira. atuamem locais fechados nos horários diurnos e fazem rodízio de turnos. alguns desses profis sionais trabalham individualmente com total autonomia, outros atuam em equipes, sobsupervisão ocasional. ocasionalmente exercem atividades em grandes alturas, posiçõesdesconfortáveis e ficam sujeitos à pressão de trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar