CBO 7502-05

Supervisor da indústria de minerais não metálicos (exceto os derivados de petróleo e carvão)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam uma equipe de trabalhadores de chão-de-fábrica organizados em linhade produção ou em células para fabricar vidros, produtos cerâmicos, cristais e similares,segundo procedimentos e normas técnicas, de segurança, meio ambiente e de saúde.dirigem a equipe orientando-a na resolução de problemas e em seu desenvolvimentoprofissional. asseguram disponibilidade dos equipamentos e a conformidade da produ ção aos padrões de qualidade. otimizam processos produtivos, administram orçamentose custos de produção. comunicam-se de forma oral e escrita.

Formação e Experiência

O acesso à ocupação pode se dar de duas formas. a mais comum é o recrutamentode pessoal com curso de técnico em cerâmica em nível médio e, para o exercício comotitular, experiência na área de três a quatro anos. a segunda possibilidade é a ascensãode trabalhadores de chão-de-fábrica que acumularam conhecimentos tácitos ao longodos anos, tendo como escolaridade mínima o nível médio. essa ascensão é acompanha da, geralmente, de formação profissional modular e treinamentos. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos ter mos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstosno art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de produtos minerais não-metálicos, principalmente na fabricaçãode vidros, produtos e cristais. supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadoresde uma linha de produção ou célula. trabalham em ambiente fechado, em horários varia dos: diurno, noturno ou em sistema de rodízio, sujeitos a pressão e estresse no cumpri mento de metas de produção.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar