CBO 7522-10

Cortador de vidro


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam as atividades de corte e acabamento de vidros e cristais, analisando informa ções das áreas de interface, selecionando ferramentas, requisitando matérias-primas,preparando máquinas, equipamentos e materiais para movimentação na linha de pro dução. controlam os processos de corte e acabamento em vidros e cristais, inspecio nando e classificando matérias-primas e produtos, corrigindo anomalias no processo,monitorando cumprimento de metas de produção. cortam, lapidam, dão polimento edecoram vidros e cristais. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualida de e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental, excetuando-se o la pidador de vidros e cristais e o cortador de vidros, para os quais exige-se o ensinofundamental incompleto (quarta série para o primeiro, e entre a quarta e a sétima série,para o segundo). todos devem passar por cursos básicos de qualificação em torno deduzentas horas, exceto o gravador de vidro a esmeril, cujo curso de qualificação giraem torno de quatrocentas horas. o pleno desempenho das atividades ocorre entre ume quatro anos de experiência profissional, conforme a ocupação. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos minerais não-metálicos. são empregados com carteiraassinada ou autônomos.trabalham de forma individual ou em equipe, com supervisão per manente, em ambientes fechados e em rodízio de turnos diurno/noturno. eventualmente, oaplicador serigráfico em vidros e o gravador de vidro estão expostos a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar