CBO 7523-20

Ceramista modelador


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam massa cerâmica, desenvolvem modelos, modelam, formatam e queimam peçascerâmicas. preparam tintas, esmaltes e vernizes. esmaltam, envernizam, realizam acaba mento em peças cerâmicas e classificam produtos cerâmicos.trabalham seguindo normasde segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre a quarta e a sétima sériedo ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentashoras/aula. o pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiên cia profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda for mação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratadospelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos,de reciclagem e construção. também podem trabalhar no comércio por atacado e in termediários do comércio. de modo geral, são trabalhadores assalariados com carteiraassinada. na ocupação de ceramista (torno de pedal e motor) é comum encontrar-seprofissionais autônomos.atuam de forma individual ou em equipe, em ambiente fechado,sob supervisão ocasional ou, dependendo da ocupação, sem supervisão. trabalham emrodízio de turnos diurno/noturno ou em horários irregulares. podem ficar expostos à açãode materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar