CBO 7601-05

Contramestre de acabamento (indústria têxtil)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Administram a produção têxtil, distribuindo, coordenando e orientando os trabalhadoresno beneficiamento e preparação do algodão e de fibras de fiação e tecelagem de fiosartificiais, de lã, de fabricação de tecidos elásticos e artigos de malhas. coordenam açõespara garantir a qualidade do processo produtivo, assegurar a manutenção dos equipa mentos, e a higiene e a segurança no trabalho. administram materiais e participam daadministração de custos. adotam estratégias que possibilitam otimizar os processos detrabalho tais como busca de informações, utilização de ferramentas de gestão, introdu ção de melhorias no método de trabalho, entre outras.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio incompleto, exceto para omestre (indústria têxtil e de confecções) que deve ter concluído esse nível de ensino.requer-se curso básico de qualificação profissional com carga horária diferenciada:mais de quatrocentas horas/aula, para o mestre, e de duzentas a quatrocentas horas/aula, para os contramestres de acabamento, fiação, tecelagem ou malharia. o ple no desempenho das atividades do mestre ocorre entre três e quatro anos de expe riência profissional. para os contramestres, entre um e dois anos. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos têxteis e químicos e na confecção de artigos de ves tuário e acessórios. são empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, comsupervisão ocasional, em ambiente fechado e no horário diurno. eventualmente, perma necem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar