CBO 7603-10

Encarregado de costura na confecção do vestuário


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam equipes de trabalho; organizam dados de produção de corte ecostura, definindo metas, organizando cronogramas, dimensionando a capa cidade de produção. controlam recursos para produção. administram metas eresultados da produção, analisando relatórios, custos e registros. controlam aqualidade dos produtos, determinando padrões de produção, avaliando satis fação de clientes, inspecionando a qualidade dos produtos.

Formação e Experiência

Há dois acessos mais comuns na ocupação: são trabalhadores experientesque ascendem à posição de liderança de uma equipe de trabalhadores dechão-de-fábrica e que se qualificaram ao longo dos anos pela experiência.ou, são egressos de qualificação técnica de nível médio na área de confecçãohabilitados a planejar, coordenar, orientar e supervisionar as diversas etapasdo processo produtivo, empregando técnicas de planejamento e controle. odesempenho pleno das atividades, após formação profissional, é de um a doisanos de atuação na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupa cional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores são absorvidos pelas indústrias de confecção de artigosdo vestuário e acessórios, exceto calçados. são empregados formais com re gistro em carteira e supervisionam diretamente uma equipe de costura e corteque se organiza em produção em linha ou em equipe multifuncional nas célu las de produção; trabalham, geralmente, sob supervisão de profissionais maisexperientes, ou profissionais de nível superior da área de confecção de roupase acessórios do vestuário. atuam em locais fechados por rodízio de turnos.eventualmente são expostos a ruídos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar