CBO 7606

Supervisores das artes gráficas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores das artes gráficas, orien tando-a, treinando-a em conformidade aos procedimentos técnicos, normas de qua lidade, de segurança, meio ambiente e saúde. administram o processo de produçãográfica com respeito a custos, viabilidade de execução, fluxo de tarefas, estoque dematéria-prima e material de consumo, programação de máquinas e equipamentos,dentre outros itens. administram metas e resultados da produção gráfica e elaboramdocumentos técnicos.

Formação e Experiência

Essa ocupação é exercida por trabalhadores com formação profissional de nível técnico,na área gráfica. o exercício pleno da atividade ocorre após, no mínimo, cinco anos de ex periência profissional no ramo. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacionaldemanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a seremcontratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leisdo trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido, em grande parte, em gráficas particulares ou em grandesempresas de comunicação. o profissional é assalariado com carteira assinada eatua supervisionando uma equipe de trabalhadores, sob supervisão ocasional. otrabalho é presencial, em sistema de rodízio de turnos e em ambiente fechado. ostrabalhadores estão sujeitos a ruído intenso e permanência em posições descon fortáveis por longo período.recursos de trabalhocompasso; computador (editor de texto, planilha, etc.); densitômetro; esquadro; lenteconta fio; micrômetro; paquímetro; régua; retroprojetor.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar