CBO 7614-25

Operador de impermeabilizador de tecidos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam área de trabalho para acabamento, tingimento e estamparia de tecidos ebeneficiam fibras soltas, fios e tecidos. tingem fibras soltas, fios, tecidos e peças con feccionadas e estampam tecidos. realizam acabamento de fibras soltas, fios, tecidos epeças confeccionadas. monitoram máquinas de acabamento, tingimento e estampariade tecidos. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteçãoao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental completo. a qualifica ção profissional ocorre com a prática no próprio local de trabalho. o pleno desempenhodas atividades é alcançado em até um ano de experiência profissional. para os estam padores de tecidos esse tempo pode variar entre um e dois anos. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos têxteis como empregados assalariados, com carteiraassinada. trabalham em locais fechados, em turnos fixos ou em rodízio de turnos, emequipe e sob supervisão permanente. os estampadores de tecidos trabalham também

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar