CBO 7630-05

Alfaiate


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam e modelam confecções de roupas sob encomenda; confeccionam peças-piloto;preparam peças e costuram roupas em tecidos, couros e peles; preparam produtos paraarmazenagem e expedição, incluindo atividades de passadoria, embalagem e controlede estoques; realizam manutenção produtiva. atuam em todas as etapas da confecçãode roupas sob medida, desde o desenho do modelo até sua expedição.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer conclusão do ensino médio e de curso básico dequalificação profissional em costura, com carga horária entre duzentas a quatrocentashoras/aula. é necessário comprovar experiência anterior de três a quatro anos atuandona área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de fabricação de roupas de tecido ou couro e similares. po dem ser autônomos ou ter vínculo formal de emprego. trabalham de forma indi vidual ou em equipe, sob supervisão ocasional, em células de produção, módulosou grupos compactos, especialmente os costureiros de peças sob encomenda. tra balham em ambientes fechados, inclusive em horários extraordinários. algumasdas atividades podem ser exercidas sob pressão de tempo e em ambiente de ruídointenso, ocasionando estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar