CBO 7643

Trabalhadores de acabamento de calçados

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Colocam solados, fixam saltos e palmilham calçados, limpam e lustram calçados. revi sam numeração, tonalidade, costuras e colagem de calçados, registrando ocorrênciasde falhas e defeitos. preparam calçados para expedição.

Formação e Experiência

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino fundamental completo. geral mente, os profissionais aprendem seus ofícios no próprio emprego auxiliando titularesmais experientes. o desempenho pleno da profissão ocorre com menos de um ano deatuação. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na etapa de acabamento das indústrias de fabricação de calçados. são em pregados formais, com registro em carteira, organizados de forma individual em seuspostos de trabalho ou, em equipe no setor de acabamento, sob supervisão constante.trabalham em ambientes fechados por rodízio de turnos, geralmente em empresas degrande porte. nas pequenas e médias empresas predomina o horário de trabalho emperíodo diurno. podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos eestão sujeitos à inalação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar