CBO 7652-05

Colchoeiro (confecção de colchões)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a confecção e a instalação de artefatos de tecido e couro. confeccionam mol des e cortam materiais. preparam materiais para a montagem e montam artefatos detecido e couro. realizam acabamentos e revisam artefatos de tecido e couro. efetuammanutenção produtiva de máquinas e equipamentos. trabalham seguindo normas desegurança, higiene, saúde, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula, exceto parao estofador de móveis que adquire qualificação profissional com a prática no pró prio local de trabalho. o desempenho pleno das atividades ocorre em períodos quevariam de três a cinco anos de experiência, dependendo da ocupação exercida. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de preparação de couros e fabricação de artefatos, geralmentecomo autônomos. podem, eventualmente, trabalhar como empregados com carteiraassinada. o colchoeiro, o confeccionador de velas náuticas, barracas e toldos e o esto fador de aviões atuam em equipe; os demais podem atuar individualmente. trabalhamno período diurno, em ambientes fechados, sob supervisão. em algumas das ocupaçõespodem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos e, ainda,permanecer expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar