CBO 7681-25

Chapeleiro (chapéus de palha)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Confeccionam fios, estirando, torcendo e fiando algodões; operam urdideira, entrela çando e esticando fios. operam tear manual, unindo, fixando e penteando fios; tecemtecidos, operando pedais e lançadeiras. confeccionam peças de tricô, crochê, chapéuse redes, definindo tipos, selecionando modelos, confeccionando moldes e amostrase montando pontos na agulha. preparam palhas, extraindo, selecionando e secandofolhas. comercializam produtos de tecelagem manual.

Formação e Experiência

A escolaridade desejável para acessar as ocupações de chapeleiro, redeiro, tecelão etricoteiro é a formação mínima do ensino fundamental. os crocheteiros e tecelões detapetes têm, em geral, o ensino médio incompleto. esses trabalhadores necessitam decursos básicos de qualificação profissional com até duzentas horas/aula que podemser ministrados em escolas especializadas ou por pessoas mais experientes, no própriolocal de trabalho. a experiência profissional pode variar entre menos de um ano atéquatro anos de atuação, dependendo da ocupação. são, majoritariamente, profissio nais que se organizam de forma individual no trabalho com total autonomia de suasfunções. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os trabalhadores dessa família ocupacional atuam em setores ligados à fabricação deprodutos têxteis e preparação de couros, fabricação de artefatos de couro, artigos deviagem e calçados. são profissionais autônomos ou empregados. podem trabalhar in dividualmente ou em pequenos grupos, com total autonomia. têm como local de traba lho ambientes fechados e horários irregulares. frequentemente trabalham em posiçõesdesconfortáveis, por períodos longos, expostos a materiais tóxicos, ruídos e pelos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar