CBO 7683-10

Cortador de calçados, a mão (exceto solas)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Cortam, montam e costuram calçados de couro, à mão. confeccionam bolsas, car teiras, cintos, selas e arreios de couro. realizam acabamento em calçados e em ar tefatos de couro.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com o ensino fundamental concluído,exceto o artífice do couro do qual não é exigida nenhuma escolaridade. a experiênciapara os profissionais é de menos de um ano e a qualificação profissional ocorre naprática. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por profissionais com carteira assinada, empregadosna indústria de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro. o trabalhoé presencial, individual com supervisão permanente, realizado em ambiente fechado,no período diurno. em algumas atividades, os profissionais estão sujeitos a materiaistóxicos e a permanecerem em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar