CBO 7687-05

Gravador, à mão (encadernação)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Encadernam, douram e gravam manualmente e por meio de diversos processos gráfi cos e artísticos, folhas, documentos e livros. realizam impressão hot stamp.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental seguido de curso de qua lificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula. o exercício pleno dasatividades demanda um ano de prática. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Podem trabalhar como assalariados, registrados em carteira ou como autônomos. tra balham em empresas de edição, impressão e reprodução de gravações. atuam, tam bém, na restauração e recuperação gráfica e artística para deixar a peça em seu estadooriginal. trabalham de forma individual e sob supervisão ocasional. em algumas ativi dades, o trabalhador permanece em posições desconfortáveis durante longos períodose em contato com materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar