CBO 7701-05

Mestre (indústria de madeira e mobiliário)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Assessoram aquisição de equipamentos, materiais e serviços, coordenam diretamenteequipes de trabalhadores e organizam ambiente de trabalho em indústrias da madeira,mobiliário e de carpintaria. preparam madeiras e supervisionam produção. controlamestoque e expedição de materiais e produtos e manutenção de máquinas, equipamen tos e ferramentas. proporcionam segurança no trabalho.

Formação e Experiência

Para atuar nessas ocupações requer-se escolaridade e formação que varia do ensinomédio incompleto até o ensino técnico profissionalizante de nível médio, na área damadeira e do mobiliário. dos supervisores que ascedem à função oriundos do chão de-fábrica, requer-se experiência de três a quatro anos na área. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido na fabricação de produtos de madeira, móveis e indústrias di versas. os profissionais são assalariados com carteira assinada; trabalham em horáriosregulares e em regime de de rodízio de turnos. podem ser supervisionados por técnicosou engenheiros, ocasionalmmente. trabalham em ambiente fechado e em algumassituações estão sujeitos à pressão de prazos, o que pode ocasionar estresse. estãosujeitos a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar