CBO 7711-15

Maquetista na marcenaria

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam o local de trabalho, ordenando fluxos do processo de produção, e planejamo trabalho, interpretando projetos desenhos e especificações e esboçando o produ to conforme solicitação. confeccionam e restauram produtos de madeira e derivados(produção em série ou sob medida). entregam produtos confeccionados sob medida ourestaurados, embalando, transportando e montando o produto no local da instalaçãoem conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de segurança, qualidade,higiene e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básicode qualificação profissional com mais de quatrocentas horas/aula, oferecido por insti tuições de formação profissional. o pleno desempenho das atividades ocorre com, nomínimo, cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de móveis e produtos de madeira como empregados com carteiraassinada. trabalham de forma individual, exceto o marceneiro, que trabalha em equipe.todos atuam sob supervisão permanente, em ambiente fechado, no horário diurno epodem permanecer expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso. o marceneiro traba lha sob pressão, o que pode levá-lo à situação de estresse, e o modelador de madeirapermanece exposto a altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar