CBO 7735-05

Operador de centro de usinagem de madeira (cnc)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam, programam e realizam manutenção produtiva de máquinas de usinagem cnc.interpretam ordens de produção e projetos de produtos. organizam o ambiente detrabalho conforme normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, meioambiente e saúde.

Formação e Experiência

Para o ingresso nessas ocupações requer-se escolaridade completa do ensino médio,acrescida de curso profissionalizante de até duzentas horas/aula. o exercício plenodas atividades ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. há atendência ao aumento de qualificação. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregadosem indústrias de fabricação de produtos de madeira. o trabalho é exercido de formaindividual, com supervisão ocasional de técnicos titulares. atuam em ambientes fecha dos por rodízio de turnos, expostos a ruídos e poeira tóxica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar