CBO 7741-05

Montador de móveis e artefatos de madeira


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam o local de trabalho, montam em série ou a unidade e instalam móveis e ar tefatos de madeira, caixas, caixotes, paletes, engradados, etc. programam as etapas demontagem, selecionam máquinas, ferramentas e instrumentos, interpretam instruçõese executam o trabalho em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, dequalidade, de segurança, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

Para o montador de móveis há oferta de cursos nas instituições de formação profissio nal. os empregadores também fornecem treinamento no local de trabalho, de duraçãovariada. o exercício pleno das atividades demanda de um a dois anos de prática. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam principalmente em linhas de montagem de indústrias de madeira e do mobili ário ou em fabricação de embalagens de madeira de empresas industriais, comerciais,de serviços e cooperativas e empresas agrícolas. podem trabalhar por conta própria oucomo assalariados, em horários regulares, durante o dia, sob supervisão ocasional. hádiferenças substanciais entre o montador de móveis em linha de montagem, na fábricae o montador-instalador.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar