CBO 7751-10

Folheador de móveis de madeira


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram projetos de acabamento em madeira e mobiliário, planejam o trabalho, orga nizam o local de execução, preparam máquinas e ferramentas; preparam as superfíciese realizam o acabamento em madeiras e móveis conforme normas e procedimentostécnicos, de qualidade, de segurança, meio ambiente e saúde. podem aplicar inúmerosprocessos e técnicas de acabamento, dentre elas: marchetaria, entalhe, lustração, fo lheação, laqueação, decapê, marmorização.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações requer-se, normalmente, ensino fundamental. o exer cício pleno das atividades ocorre após três a quatro anos de prática. podem aprendero trabalho acompanhando profissional experiente ou fazendo treinamentos minis trados por instituições de formação profissional e por empresas. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham geralmente em indústrias de madeira e do mobiliário, na condição de assa lariado com carteira assinada, exceto o entalhador e o marcheteiro, que normalmentetrabalham como autônomos. em algumas atividades, podem estar sujeitos a ruído in tenso e materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar