CBO 7764-15

Confeccionador de escovas, pincéis e produtos similares (a máquina)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fabricam móveis de junco, vime, bambu e rústico, confeccionam cestos e montam vas souras, pincéis e escovas. preparam fibras para fabricação, controlam a qualidade erealizam serviços de acabamento em artefatos de madeira, móveis de vime e afins.operam máquinas tais como furadeiras, serras elétricas, lixadeiras. trabalham seguindonormas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental ecurso básico de qualificação profissional de até duzentas horas/aula. o pleno desem penho das atividades ocorre com até um ano de experiência profissional, exceto ovassoureiro, que requer de um a dois anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta fa mília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do númerode aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em pequenas equipes cooperativas como autônomos, exceto o confeccionadorde escovas, pincéis e produtos similares (à máquina) que geralmente é empregadocom carteira assinada. este profissional e o vassoureiro trabalham com supervisãopermanente; os demais, com supervisão ocasional. podem atuar a céu aberto ou emlocais fechados e expostos a materiais tóxicos. o vassoureiro permanece em posiçõesdesconfortáveis durante longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar