CBO 7813-05

Operador de veículos subaquáticos controlados remotamente


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam veículos remotamente controlados (robôs), orientando-se por instrumentosde navegação para gerar imagens e realizar inspeções e intervenções em estruturas eequipamentos submarinos. planejam, mobilizam e documentam atividades de opera ções do sistema rov. realizam manutenção de equipamentos, diagnosticando defeitose falhas, reparando e substituindo componentes mecânicos e eletroeletrônicos. traba lham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso profissionalizanteem torno de quatrocentas horas/aula, promovido periodicamente pelas empresasda área em convênio com instituições de formação profissional. o pleno desempe nho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissio nal para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos es tabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas que prestam serviços à indústria de extração de petróleo egás natural. são empregados assalariados com carteira assinada, porém tem cres cido o número de profissionais que exercem essas atividades como autônomos. otrabalho é em equipe, em sistema de rodízio de turnos e com supervisão perma nente. atuam em ambiente fechado, confinado e de difícil acesso. estão expostos aruído intenso e intempéries. trabalham sob pressão e em posições desconfortáveisdurante longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar