CBO 7822-20

Operador de empilhadeira


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam movimentação de carga e a movimentam. organizam carga, interpretandosimbologia das embalagens, armazenando de acordo com o prazo de validade do pro duto, identificando características da carga para transporte e armazenamento e sepa rando carga não-conforme. realizam manutenções previstas em equipamentos paramovimentação de cargas. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualida de e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental ecurso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o plenodesempenho das atividades ocorre com até um ano de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas mais diversas atividades econômicas, entre elas: na extração mineral, nobeneficiamento de pedras, mármores e granitos, na construção civil, na fabricaçãode produtos químicos, produtos alimentares e bebidas, produtos de madeira e demetalurgia básica, como empregados com carteira assinada. o trabalho é presencial,realizado de forma individual, sob supervisão permanente, em rodízio de turnos epode ser em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. permanecem, durantelongos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que podelevá-los à situação de estresse, e estão expostos a materiais tóxicos, ruído intenso ealtas ou baixas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar