CBO 7827-05

Marinheiro de convés (marítimo e fluviário)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Comandam e imediatam pequenas embarcações, auxiliando o comandante na admi nistração de bordo e no serviço de manobras; chefiam praça de máquinas; transportamcargas e passageiros; realizam manobras, serviços e manutenção no convés; operammáquinas; realizam manutenção preventiva e corretiva da praça de máquinas e apli cam procedimentos de segurança.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com ensino fundamental e cur so básico de qualificação profissional. trabalham sob supervisão permanente. paramoço de máquina e moço de convés, o exercício pleno da atividade se dá após perí odo de três a quatro anos de experiência profissional. para marinheiro de máquinase marinheiro de convés, o tempo requerido para o pleno exercício da função é de, nomínimo, cinco anos.o acesso à ocupação de marinheiro de esporte e recreio requero ensinho fundamental com habilitação expedida pela marinha do brasil. o plenodesempenho da função é de no mínimo três anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas atividades em empresas detransporte aquaviário ou por conta própria. são contratados na condição de trabalha dores assalariados, com carteira assinada, podem ainda trabalhar como autônomos.atuam em equipe, compondo a tripulação de embarcações; trabalham sob supervisãopermanente, exceto para os marinheiros de esporte e recreio e em rodízio de turnos.realizam suas atividades a céu aberto e também em ambientes fechados, caracterizan do-se, por vezes, como trabalho confinado. podem estar sujeitos a riscos de acidentes,exposição a materiais tóxicos, altas temperaturas e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar