CBO 7828-05

Condutor de veículos de tração animal (ruas e estradas)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam e conduzem a comitiva e cozinham para seus membros. transportam e arreiamanimais e guiam a boiada. cuidam dos animais e efetuam manutenção nos veículos. con duzem veículos (charrete, carroça, bicicleta) e transportam pessoas, mercadorias e materiais.trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações não há exigência de escolaridade formal ou curso dequalificação profissional. o pleno desempenho das atividades ocorre com até um ano deprática profissional no posto de trabalho. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocu pacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizesa serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação dasleis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na agricultura e pecuária, nos serviços de transportes terrestres, nas atividadesculturais e desportivas e no comércio varejista. são empregados com carteira assinada,contaprópria ou autônomos. os condutores de veículos (tração animal e a pedais) tra balham de forma individual; os boiadeiros e tropeiros, em equipe. exercem as atividadessem supervisão, a céu aberto e no horário diurno ou por rodízio de turnos (boiadeirose tropeiros). o condutor de veículos de tração animal cumpre jornada de trabalho emhorário irregular. o condutor de veículos a pedais trabalha sob pressão e exposto a ruídointenso, o que pode levá-lo à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar