CBO 7832-20

Estivador


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam cargas e descargas de mercadorias; movimentam mercadorias em navios,aeronaves, caminhões e vagões; entregam e coletam encomendas ; manuseiam cargasespeciais; reparam embalagens danificadas e controlam a qualidade dos serviços pres tados. operam equipamentos de carga e descarga; conectam tubulações às instalaçõesde embarque de cargas; estabelecem comunicação, emitindo, recebendo e verificandomensagens, notificando e solicitando informações, autorizações e orientações de trans porte, embarque e desembarque de mercadorias.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações não se requer nenhuma escolaridade e cursos de quali ficação. o tempo de experiência exigido para o desempenho pleno da função é de menosde um ano.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em empresas detransporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradasanexas e auxiliares do ramo de transporte. os trabalhadores das ocupações carregador(aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assa lariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista,carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomose, portanto, sem vínculos empregatícios. trabalham, dependendo da ocupação e dotamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasionale também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. podemtrabalhar no período diurno e em rodízio de turnos diurno e noturno. por vezes podemestar expostos a ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar