CBO 8211-05

Operador de centro de controle


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Operam centros de controle, máquinas de sinterização, equipamentos de recebimento,transporte, silagem e dosagem de matérias- primas; preparam amostras para análisesfísico-químicas e metalúrgicas; beneficiam matérias-primas para sinterização e alto forno; controlam a qualidade de matérias-primas e produtos. organizam o desenvolvi mento das atividades e cumprem programas de segurança, meio ambiente e saúde.

Formação e Experiência

O exercício do trabalho requer escolaridade de nível médio, preferencialmente, comcurso técnico em siderurgia, metalurgia ou mecânica, oferecidos por instituições deformação profissional. o pleno exercício da ocupação ocorre após três a quatro anosde experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacio nal demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizesa serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consoli dação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas siderúrgicas. o trabalho é exercido em equipe, com rodíziosde turno, em períodos diurnos e noturnos, sob supervisão permanente. exercem asatividades em ambientes fechados e podem estar expostos a materiais tóxicos, altastemperaturas, radiações e ruído intenso. em algumas atividades podem atuar em posi ções desconfortáveis durante longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar