CBO 8301

Supervisores da fabricação de celulose e papel

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Coordenam processos de fabricação de celulose e papel, equipes de trabalho eatividades de manutenção de máquinas e equipamentos. controlam as variáveisfísico-químicas e os insumos do processo de produção. monitoram a emissão deresíduos industriais, elaboram documentação técnica e administrativa e asseguramo cumprimento de normas e procedimentos de segurança, qualidade, higiene, saúdee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso técnico na áreade atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. opleno desempenho das atividades ocorre por volta de cinco anos de experiência pro fissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de celulose, papel e seus derivados e na indústria editorial egráfica (edição, impressão e reprodução de gravações) como empregados com carteiraassinada. organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado oua céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno).trabalham sob pressão,o que pode levá-los à situação de estresse, e podem, no desenvolvimento de algumasatividades, trabalhar em grandes alturas e permanecer expostos à ação de materiaistóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar