CBO 8311-20

Operador de lavagem e depuração de pasta para fabricação de papel

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Organizam turnos de trabalho, verificam insumos e controlam o processo para obten ção da pasta de celulose. preparam equipamentos e monitoram o processo de fabrica ção de pasta de celulose.trabalham em conformidade com as normas e procedimentostécnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnicona área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou esco las técnicas. o pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anosde experiência profissional. pode-se demandar aprendizagem profissional para a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casos previstos noart. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de papel e derivados e de produtos químicos como empregadoscom carteira assinada. organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambien te fechado ou a céu aberto e em diferentes horários: diurno, noturno ou no sistema derodízio de turnos (diurno/noturno). também podem atuar em grandes alturas ou con finados. trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podempermanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. no desenvolvimen to de algumas atividades permanecem expostos à ação de materiais tóxicos, radiação,ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar