CBO 8401

Supervisores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam, coordenam e controlam processos de produção de alimentos, bebidas efumo. supervisionam e treinam equipes de trabalho diretamente envolvidas com a pro dução (trabalhadores de chão-de-fábrica). elaboram documentação técnica (relatóriose planilhas com dados da produção, manuais de procedimentos operacionais, escalasde serviços e outras) e promovem melhorias no processo de produção. trabalham emconformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança,higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnicona área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas téc nicas. dependendo da ocupação exercida, o pleno desempenho das atividades podeser alcançado entre um e cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares, de bebidas e de fumo como empregadoscom carteira assinada. organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambien te fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). no desenvolvimento dealgumas atividades podem permanecer expostos à ação de ruído intenso, baixas oualtas temperaturas e umidade.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar