CBO 8414-32

Desidratador de alimentos

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam alimentos e cozem produtos alimentícios utilizando processos diversos.operam câmara fria para armazenar e conservar produtos, insumos e matérias-pri mas. prensam frutas e grãos, extraem óleos e farelos vegetais, refinam óleos e gordu ras e preparam rações. fabricam manteiga e margarina. trabalham em conformidadecom as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúdee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno desem penho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no setor primário da economia (agricultura, pecuária, pesca) e na fabricação deprodutos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. organizam se em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e no sistema de rodí zio de turnos (diurno/noturno). trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situaçãode estresse, e em posições desconfortáveis durante longos períodos. no desenvolvi mento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos,ruído intenso, altas temperaturas, pó, odores e câmaras frias.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar