CBO 8416-25

Torrador de cacau


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recebem matérias-primas (grãos, de café, cacau e folhas de chá), coletando amos tras para análise, conferindo peso, umidade e quantidade, separando, etiquetandoe registrando lotes. preparam a blend, selecionando e misturando tipos específicosde um só produto. secam, torram e moem grãos e folhas. processam café solúvel.operam máquinas e equipamentos e realizam passagem de turno, substituindoequipes de trabalho. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, saúde epreservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso téc nico na área de atuação. o pleno desempenho das atividades ocorre entre um edois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentícios e bebidas como empregados com cartei ra assinada. trabalham em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechadoe no sistema de rodízio de turnos. no desenvolvimento de algumas atividades perma necem em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a ruído intenso ealtas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar