CBO 8421-25

Operador de máquina (fabricação de cigarros)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Compram fumo, interpretando portaria de classificação, identificando tipos e classesde fumo, verificando impurezas e negociando a qualidade com o produtor. clas sificam fumo, estimando qualidade e quantidade da safra, interpretando padrõesde classificação, distinguindo tipos e elaborando amostras. fermentam manocas defumo, identificando classes, montando e desmontando pilhas, monitorando tempera tura de pilhas, acondicionando manocas contentores e transportando-os para o es toque. preparam o blend, avaliando estoques, identificando, controlando percentuaise programando classes de fumo, preparando amostras de blend e demonstrando-asaos clientes. processam e monitoram processos de beneficiamento e armazenamfumo. auxiliam na manutenção e instalação de máquinas e equipamentos para obeneficiamento de fumo. trabalham seguindo normas de higiene, segurança no tra balho, qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício da ocupação processador de fumo requer-se ensino médio incompletoe curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno de sempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.para o auxiliar de processamento do fumo requer-se ensino fundamental e prática pro fissional no posto de trabalho. nesse caso, o pleno desempenho das atividades é alcan çado com aproximadamente um ano de experiência. a(s) ocupação(ões) elencada(s)nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo donúmero de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos doartigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art.10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas colônias de preparação e tratamento do fumo cru ou nas indústrias de fa bricação que debulham, fragmentam e preparam o fumo para fábricas de cigarros ecigarrilhas. são empregados com carteira assinada. os titulares trabalham em equipe,sob supervisão ocasional; os auxiliares atuam individualmente sob supervisão per manente. no período de entressafra, podem desenvolver atividades de manutençãode equipamentos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar