CBO 8422

Charuteiros

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Confeccionam charutos e cigarrilhas utilizando processos manuais e semimecanizados.preparam fumo e miolo de charutos e cigarrilhas, inspecionam produtos semiacabadose acabados, efetuam acabamento, armazenam e embalam os produtos. podem ope rar máquina de capear cigarrilhas. trabalham seguindo normas de segurança, higiene,qualidade e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental. opleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissio nal. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação pro fissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelosestabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt,exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos do fumo como empregados com carteira assinada.o trabalho é presencial, individual, no período diurno e com supervisão permanente.permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar