CBO 8483-05

Padeiro


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a produção e preparam massas de pão, macarrão e similares. fazem pães,bolachas e biscoitos e fabricam macarrão. elaboram caldas de sorvete e produzemcompotas. confeitam doces, preparam recheios e confeccionam salgados. redigem do cumentos tais como requisição de materiais registros de saída de materiais e relatóriosde produção. trabalham em conformidade com as normas e procedimentos técnicos ede qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e cursobásico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula. o pleno de sempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares com empregados com carteira assi nada. podem, também, exercer suas funções como autônomos. nas fábricas, orga nizam-se segundo o sistema de trabalho sequencial, sob supervisão permanente,em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). podem trabalhar emposições desconfortáveis durante longos períodos e permanecer expostos a ruídointenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar